FOTOS E POSTAGENS ATUALIZADAS ESTÃO AGORA NO BLOG NOVO: www.tarcioviuassim2.blogspot.com


Chegamos, finalmente, à hora da decisão. Na posição de expectador privilegiado, morando na rua principal da cidade por onde passaram todas as passeatas, carreatas, caravanas, bicicletadas e arrastões, avesso às paixões irracionais que dominam os corações e as mentes dos eleitores e também amigo-ouvinte da maior parte dos candidatos das duas coligações adversárias, posso ocupar agora o papel de comentarista eventual e imparcial desses três meses de muito barulho, muito riso e pouco siso que sacudiram a normalidade tediosa da nossa pequena Tuparetama.

Não foi ainda a campanha ideal. Faltou o debate de idéias e o enfoque nas propostas de governo das duas coligações, pelo menos nos comícios e discursos.

Quanto aos candidatos a vereador tivemos pelo menos uns 10 nomes que mereceram meu voto, que infelizmente é apenas um. Há bons nomes para função, nos dois grupos que disputam a eleição, mas também concorrem aqueles que não sabem qual o papel da câmara, os que carecem de maior bagagem intelectual ou, pelo menos, maior sensibilidade para as mazelas sociais que nos afligem, os que se confiam no poder do dinheiro (sim, há venda de votos, pelo que se escuta em bom som em conversas nas calçadas e sob as luzes das praças...) Tem também aqueles candidatos que confundem o papel de legislador/fiscalizador com o de executor. Querem ser prefeitos ou secretários, mas estão disputando uma cadeira na Casa José Leite Perazzo.
Num resumo geral desses três meses de campanha, predominou o clima de carnaval e as provocações infantis, algumas gratuitas, outras cruéis.... Em vários momentos cheguei a me perguntar se estava revivendo os tempos de infância, das disputas de pastoril na calçada da igreja, quando a batalha se concentrava simplesmente na paixão ou aversão às cores dos cordões, o azul e o encarnado. No presente o “pastoril eleitoral” é entre o cordão amarelo e o vermelho. Amarelo a cor da coligação encabeçada pelo PTB de Sávio Torres–prefeito- e Romero Perazzo–vice-; vermelho a cor da coligação encabeçada por Vanilda Patriota–PR e Priscilla Filó–PSB. Bem, pra não ficar somente nos “defeitos” de campanha, que não são exclusivos de nossa Tuparetama, posso salientar que não se registrou nenhum caso de violência física até o momento.
Qual resultado sairá das urnas daqui a pouco? Sávio Torres, o prefeito atual que concorre ao segundo mandato, parece ter uma boa frente em relação a sua adversária Vanilda. Ambos são de direita e são políticos “conservadores” como sempre o foram todos os que dominaram a política municipal. São primos carnais, vejam só, e apesar de se amarem por conta de todos os fortes laços familiares, apesar de terem construído juntos uma importante etapa da história do município, hoje se encontram nessa disputa desgastante para os dois. A política partidária cobra seus altos preços, tanto mais mutilante quanto mais interiorana.

O certo, pra mim, é que o município estará bem servido nas mãos de qualquer das duas coligações. Sávio, como se sabe, é um talentoso administrador, tem grandes preocupações com a imagem do município, com a melhoria da infraestrutura da cidade, é um excelente captador de recursos e mudou bastante, para melhor, como pessoa pública. Adicionou ao seu natural carisma outras qualidades como a tolerância e discussão democrática. Vanilda é tão carismática quanto Sávio, é uma figura popular que condiz com títulos como “mãe da pobreza”, acessível e acolhedora. Os dois candidatos também têm vices que somam, não diminuem. Romero, de Sávio, é um político experiente e de personalidade forte. Priscilla, de Vanilda, é mulher, está mais à esquerda e tem da juventude a estimulante vontade de “mostrar serviço”.

A quem ganhar fica o pedido para que ao assistencialismo seja adicionado o esforço na busca e implementação de políticas públicas voltadas para a inclusão social, a produtividade sustentável, as alternativas de geração de renda e desenvolvimento econômico que levem em consideração nossos potenciais, a natureza e a cultura do território. É o principal, necessário e urgente.
Atualização
Tem um programa no site do TSE para você baixar e acompanhar o resultado das eleições do municipio. (clique aqui)

14 comentários:

Anônimo disse...

Os Nomes não importam,já tivemos mutos, poderia ser Jõao é Maria, o que importa é o que vão fazer pelo Municipio,A Partir de 1 de Janeiro de 2009 Estamos de OLHo (Portando SR(A)Fique Muito atento a Suas Promessas..............

Anônimo disse...

Parabéns Edvan Cesar Pessoa da Silva, Mostrou a Diferença, venceu o Proprio Irmão que nunca ganhou ndaPRABENSMNnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn

Anônimo disse...

Tarcio só quer ser intelectual e fica emcima do muro elogiando os dois candidatos Salvio e Vanilda,pra quem ganhar ele não perder a boquinha kkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Meu caro, vai de me dizer que vc não faria o mesmo se tivesse pelo menos oportunidade, mas mas vc é um anonimo????Lembra nem sem existeKKKKKKK

Anônimo disse...

Meu caro, vai de me dizer que vc não faria o mesmo se tivesse pelo menos oportunidade, mas mas vc é um anonimo????Lembra nem sem existeKKKKKKK

Anônimo disse...

Caro(a) Créu,
Não sou intelectual, mas uso o intelecto. Meu cérebro não serve somente para separar as duas orelhas.
-
Certamente você não conhece meu trabalho nem me conhece. Quem é de Tuparetama sabe que não vivo de "boquinha" nem preciso bajular ninguém para me manter. <:)>

Anônimo disse...

estou muito feliz com o resultado da eleiçao de 2008 em tuparetama!
nada contra vanilda ela é uma pessoa maravilhosa.
mas acredito na capacidade de Savio.
pelo menos por enquato nao poderia haver melhor escolha pelos eleitores se nao escolher savio como prefeito por mais 4 anos.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Como dizem que tudo tem seu lado bom... Agora o povo de Tuparetama conhecerá realmente como se governa para poucos!
O pior desta cidade é ter de imaginar pessoas que votam num cantidato que é chaveiro de família. Arrogância e interesse pelo dinheiro prevalecem na pessoa dele!!!

Outubro 09, 2008 12:38 PM

Anônimo disse...

Estou feliz pela reeleição de Sávio por mais 4 anos, afinal muito progresso foi conseguido nesses ultimos 4 anos mandato, e concerteza muito mais virá pra Tuparetama.
Acredito q ele não vai abandonar seu eleitores e nem os q não foram seus eleitores; e tbm acredito em uma Tuparetama melhor qnd houver respeito e dignidade para criticar.

Anônimo disse...

Infelizmente na eleição do pastoril, quem ñ é do encarnado vê o fim simbolizado nas cores do azul, e quem ñ é do azul enxerga no encarnado uma visão escatalògica. Se esta eleição fosse em Parintins eu diria q ñ existia dois bois: o Garantido e o Caprichoso. Existiria apenas o "GARANTIDO", isto é, o boi q garante q o poder vai pertencer a uma única família de uma forma ou de outra,esta por sua vez tem o "gene dominante" que reluta mas no fim consegue dominar o "recessivo" q talvez fosse o Caprichoso, q caprichasse em apresentar propostas, q caprichasse em encontrar soluções p/ a problemática da ociosidade dos jovens do município,q caprichasse em apresentar um projeto dinamizador da realidade local e ai sim, garantisse a independência social deste povo. Por enquanto resta a esperança de uma Tunúretama melhor.

Anônimo disse...

Nossa como tem anônimo aqui. Chato né!!! Pois bem, os dois candidatos que disputaram a eleição mostraram, mais uma vez, suas forças como políticos. Mas o que me animou mesmo foi um pequeno grupo que vem mostrando força (já mostrou seu poder de fogo nessa eleição) dentro dessa "Tunúretama", como diz nosso amigo "anônimo" que não me é estranho, e que já demonstrou que estão dispostos a retirar essa sílaba "nú" e recolocar o "pa", de onde ela jamais deveria ter saído.

Anônimo disse...

eita pega fogooooo!!!

Anônimo disse...

MINHA GENTE TUPARETAMA É TERRA SEM LEI COM ESSES SAFADOS NA PREFEITURA...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |