FOTOS E POSTAGENS ATUALIZADAS ESTÃO AGORA NO BLOG NOVO: www.tarcioviuassim2.blogspot.com

Tudo que é sólido se desmancha no ar. E no tempo. E no descaso.

Blocos de cimento do Parque Santa Terezinha, hoje parte da Fazenda Viladão, no trecho entre Tuparetama e São José do Egito. A parede da foto acima (vista pelo lado interno, por isso as letras ao avesso) é a única lembrança concreta do que antes fora o 1º aeroporto construído nesta região. O Parque Santa Terezinha era uma vila com casas padronizadas, escola, praça, capela e campo de aviação para pouso do monomotor do seu rico proprietário, o excêntrico "Seu Agostinho", que chegou a jogar sacos de dinheiro para povo, num dos seus sobrevôos pelo parque.

Situação atual do Pajeú Clube de Tuparetama, o primeiro e até hoje único clube social da cidade.

A casa sem telhado, na foto, fazia parte do limitadíssimo conjunto arquitetônico histórico de Tuparetama, das primeiras casas construídas na cidade, na atual Rua Cel. Manoel Benedito.
Foi totalmente demolida (a foto é de novembro/2006) e hoje no lugar temos um ponto comercial. Há uma lei municipal que proibe tais atentados à história e à cultura da cidade. A lei nunca foi cumprida; as autoridades (prefeito, secretários e vereadores) sequer chegaram a lamentar tamanho desrespeito à nossa memória; a comunidade de modo geral também não percebeu o que perdeu.
E assim seguimos em frente, retrocedendo sempre.

4 comentários:

Hesdras Souto disse...

Nosso patrimônio histórico está indo embora dando lugar as construções ditas "modernas"! As casas que criaram a cidade já não existem quase mais. Espero q isso não aconteça com a casa que me criei... se depender de mim a "modernidade" nunca baterá naquela porta!

Anônimo disse...

Há sempre boas visões de Tarcio sobre as atrocidades cometidas em nossa cidade!
Poucos atentam para esse fato. Triste é não poder mais dispor de uma história viva de Tuparetama.
Isso reflete o quanto a nossa cultura tem estado esquecida pelas autoridades.
Não se fala mais em Festival de Teatro, a CDPT luta agora com suas próprias pernas, muito resistentes, sobre o descaso dos nossos governantes. E a banda da música Paulo Rocha? Melhor nem comentar, pode piorar a situação!
Políticos, quando será o dia que perceberão que nosso município só crecerá quando investirmos no social, e que possuimos grandes artistas que podem levar o nome de Tuparetama para o mundo?. Assim seremos reconhecidos pelo que somos em arte e cultura, não só por termos o "nome" num programa televisivo

TARCIO VIU ASSIM disse...

Hesdras, querido, conheço teu pensamento e concordo contigo. Que vc tenha vida longa, então, pra defender nossa memória! - Beijão.
-
-
Anônimo, só lamento que você não tenha se identificado. Críticas às escondidas perdem muito do seu valor. Meu abraço e que da próxima vez possamos saber quem és.
-

JONAS DE MELO disse...

É LAMENTÁVEL...

A MODERNIDADE É UMA COISA MUITO BONITA, MAS NÃO DEVEMOS DE MANEIRA NENHUMA ENTERRAR O NOSSO PASSADO: PASSADO QUE CONTA UMA HISTÓRIA TÃO BONITA . A NOSSA HISTORIA.
COMO É A NOSSA HISTÓRIA?
VOCÊ SABE? VC CONHECE?
VC PARTICIPA... ?
ISSO É UM DERESPEITO COM O NOSSO PATRIMÔNIO, COM A NOSSA ARQUITETURA HISTÓRICA, SERÁ QUE NOSSOS FILHOS, NOSSOS NETOS , SO IRÃO CONHECER A NOSSA HISTÓRIA ATRAVEZ DE FOTOGRAFIAS?
KD NOSSOS VEREADORES, KD NOSSO PREFEITO, KD A LEI “ municipal que proibe tais atentados à história e à cultura da cidade.? “
PRA QUE SERVE AS LEIS? É PRA SER CUMPRIDA?
MEU DEUS EM QUE TEMPOS VIVEMOS?
ISTO NÃO PODE ACONTECER, ISSO ACONTECE POR NÃO TERMOS, REPRESENTANTES DISPOSTOS A LUTAR PELA SUA CIDADE, REPRESENTANTES SEM CONHECIMENTOS, SEM VISAO.
BRIGAR PELO SEU POVO? FAZER VALER A LEI QUE FOI CRIADA? ELES SABEM QUE EXISTE ESSA LEI? HOJE COMO SABEMOS, O QUE PREVALECE É : VOU SER CANDIDATO, VOU COMPRAR CONCIÊNCIAS, VOU GANHAR, VOU FICAR CALADO, VOU FICAR SO RECEBENDO NÃO VOU DAR MINHA OPINIAO, VOU COM “O CHEFE” , NÃO VOU FAZER DIVERGENCIAS. EU ACEITO TUDO, VOU TENTAR REELEIÇAO, VOU COM OS OUTROS INDEPENDENTEMENTE DE SER BOM OU NÃO PARA O POVO.
ISSO INFELISMENTE É O QUE ACONTECE HOJE EM DIA.
EM QUE LUGAR VIVEMOS........
JONAS DE MELO.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails