
Blocos de cimento do
Parque Santa Terezinha, hoje parte da
Fazenda Viladão, no trecho entre
Tuparetama e
São José do Egito. A parede da foto acima (
vista pelo lado interno, por isso as letras ao avesso) é a única lembrança concreta do que antes fora o
1º aeroporto construído nesta região. O
Parque Santa Terezinha era uma vila com casas padronizadas, escola, praça, capela e campo de aviação para pouso do monomotor do seu rico proprietário, o excêntrico "
Seu Agostinho", que chegou a jogar sacos de dinheiro para povo, num dos seus sobrevôos pelo parque.

Situação atual do
Pajeú Clube de Tuparetama, o primeiro e até hoje único clube social da cidade.

A casa sem telhado, na foto, fazia parte do limitadíssimo conjunto arquitetônico histórico de Tuparetama, das primeiras casas construídas na cidade, na atual Rua Cel. Manoel Benedito.
Foi totalmente demolida (
a foto é de novembro/2006) e hoje no lugar temos um ponto comercial. Há uma lei municipal que proibe tais atentados à história e à cultura da cidade. A lei nunca foi cumprida; as autoridades (
prefeito, secretários e vereadores) sequer chegaram a lamentar tamanho desrespeito à nossa memória; a comunidade de modo geral também não percebeu o que perdeu.
E assim seguimos em frente, retrocedendo sempre.
4 comentários:
Nosso patrimônio histórico está indo embora dando lugar as construções ditas "modernas"! As casas que criaram a cidade já não existem quase mais. Espero q isso não aconteça com a casa que me criei... se depender de mim a "modernidade" nunca baterá naquela porta!
Há sempre boas visões de Tarcio sobre as atrocidades cometidas em nossa cidade!
Poucos atentam para esse fato. Triste é não poder mais dispor de uma história viva de Tuparetama.
Isso reflete o quanto a nossa cultura tem estado esquecida pelas autoridades.
Não se fala mais em Festival de Teatro, a CDPT luta agora com suas próprias pernas, muito resistentes, sobre o descaso dos nossos governantes. E a banda da música Paulo Rocha? Melhor nem comentar, pode piorar a situação!
Políticos, quando será o dia que perceberão que nosso município só crecerá quando investirmos no social, e que possuimos grandes artistas que podem levar o nome de Tuparetama para o mundo?. Assim seremos reconhecidos pelo que somos em arte e cultura, não só por termos o "nome" num programa televisivo
Hesdras, querido, conheço teu pensamento e concordo contigo. Que vc tenha vida longa, então, pra defender nossa memória! - Beijão.
-
-
Anônimo, só lamento que você não tenha se identificado. Críticas às escondidas perdem muito do seu valor. Meu abraço e que da próxima vez possamos saber quem és.
-
É LAMENTÁVEL...
A MODERNIDADE É UMA COISA MUITO BONITA, MAS NÃO DEVEMOS DE MANEIRA NENHUMA ENTERRAR O NOSSO PASSADO: PASSADO QUE CONTA UMA HISTÓRIA TÃO BONITA . A NOSSA HISTORIA.
COMO É A NOSSA HISTÓRIA?
VOCÊ SABE? VC CONHECE?
VC PARTICIPA... ?
ISSO É UM DERESPEITO COM O NOSSO PATRIMÔNIO, COM A NOSSA ARQUITETURA HISTÓRICA, SERÁ QUE NOSSOS FILHOS, NOSSOS NETOS , SO IRÃO CONHECER A NOSSA HISTÓRIA ATRAVEZ DE FOTOGRAFIAS?
KD NOSSOS VEREADORES, KD NOSSO PREFEITO, KD A LEI “ municipal que proibe tais atentados à história e à cultura da cidade.? “
PRA QUE SERVE AS LEIS? É PRA SER CUMPRIDA?
MEU DEUS EM QUE TEMPOS VIVEMOS?
ISTO NÃO PODE ACONTECER, ISSO ACONTECE POR NÃO TERMOS, REPRESENTANTES DISPOSTOS A LUTAR PELA SUA CIDADE, REPRESENTANTES SEM CONHECIMENTOS, SEM VISAO.
BRIGAR PELO SEU POVO? FAZER VALER A LEI QUE FOI CRIADA? ELES SABEM QUE EXISTE ESSA LEI? HOJE COMO SABEMOS, O QUE PREVALECE É : VOU SER CANDIDATO, VOU COMPRAR CONCIÊNCIAS, VOU GANHAR, VOU FICAR CALADO, VOU FICAR SO RECEBENDO NÃO VOU DAR MINHA OPINIAO, VOU COM “O CHEFE” , NÃO VOU FAZER DIVERGENCIAS. EU ACEITO TUDO, VOU TENTAR REELEIÇAO, VOU COM OS OUTROS INDEPENDENTEMENTE DE SER BOM OU NÃO PARA O POVO.
ISSO INFELISMENTE É O QUE ACONTECE HOJE EM DIA.
EM QUE LUGAR VIVEMOS........
JONAS DE MELO.
Postar um comentário