FOTOS E POSTAGENS ATUALIZADAS ESTÃO AGORA NO BLOG NOVO: www.tarcioviuassim2.blogspot.com

A mulinha de Seu Antônio


Trabalho em Umburana, do artesão Antônio José de Lima
As miniaturas de animais e cenas do cotidiano sertanejo, feitas por Seu Antônio, ficam expostas e à venda na Casa da Cultura de Tuparetama.
***
Fiquei em dúvida (não deu tempo consultar Seu Antônio) sobre qual animal seria esse?
Jumento, burro, mula, jegue ou asno?
Fui buscar auxílio nos arquivos da revista MUNDO ESTRANHO:
Jumento, asno e jegue, são nomes regionais diferentes dados para exatamente o mesmo animal: o Equus asinus, uma espécie de "parente" do cavalo.
O jumento é famoso por sua grande resistência e pode ser encontrado em praticamente todo o planeta, exceto em regiões mais frias.
Desde o início das civilizações, ele vem sendo usado como animal de carga, sela e tração, sendo muito útil para trabalhos pesados no campo.
Em média, tem 1,30 metro de altura e chega a pesar 400 quilos. Mula e burro, por sua vez, são um outro animal, formado a partir do cruzamento entre um jumento e uma égua. Quando o filhote desse acasalamento é uma fêmea, ela é chamada de mula; quando nasce um macho, ele é popularmente chamado de burro. Independentemente do sexo, esse animal é fisicamente mais parecido com a mãe, ou seja, uma égua, mas consegue herdar do jumento a força e a resistência.
Graças a seu formidável equilíbrio, a mula (ou burro) consegue andar por caminhos íngremes nas montanhas, sendo muito útil como animal de carga. "Os burros e as mulas têm como característica principal a forte 'personalidade'. São animais que exigem muita perseverança e um trabalho específico para serem domados", afirma o veterinário Alexandre Gobesso, da Universidade de São Paulo (USP).
Namoro em família
Crias dos cruzamentos entre Equus caballus e Equus asinus são sempre inférteis
Equus caballus = cavalo (macho) ou égua (fêmea)
Equus asinus = jumento (macho) ou jumenta (fêmea)
jumento + égua = burro (macho) ou mula (fêmea)
cavalo + jumenta = bardoto (macho ou fêmea)*
Asno e jegue são outros nomes para o jumento.
Quem é quem
Ambos são usados como animais de carga, mas a mula é maior que o jumento
Orelhas - Uma das principais diferenças entre a mula/burro e o jumento é o tamanho das orelhas. As dos jumentos são bem maiores.
Porte - Mulas e burros são mais altos que os jumentos. O porte depende do tamanho da égua que lhes originou, mas costuma ser mais que 1,50 metro
Pelagem - O jumento é mais peludo e tem várias formas de pelagem - acinzentada, branca e preta. Já o pêlo da mula/burro é baixo como o do cavalo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Seja o que for, o resultado é excelente...

TARCIO OLIVEIRA disse...

Também concordo, Luis, Seu Antônio é um grande mestre artesão.
Abraço!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |